Quarteto Relictas traz o universo de Harry Potter para o Brasil
Texto por Camila Cetrone
O curta independente foi disponibilizado no YouTube na última sexta-feira 13 e recria a obra de J.K. Rowling na cidade de São Paulo
Os potterheads brasileiros podem comemorar – e voltar a esperar as cartas de Escolas de Magia e Bruxaria. No mês de setembro, o curta-metragem independente Quarteto Relictas, livremente inspirado na criação de J. K. Rowling, foi disponibilizado no canal Piero TV no YouTube. Com direção de Piero Marques e Paulo Ferreira, o filme revive os artefatos mágicos, personagens cheios de peculiaridades e o enredo misterioso que marcam tanto os livros como os 8 longas da universo bruxo.
A história de Quarteto Relictas segue quatro jovens bruxos – Joan, Petros, Bruno e Marcy – que decidem escapar da escola de magia clandestina onde estudam, chamada Fênix Negra. Dois anos após a fuga, eles tentam viver uma vida normal e se refugiam no restaurante Vassoura Quebrada. Tudo muda quando um deles, Joan (personagem vivido por um dos diretores, Piero), começa a se aproximar de um insólito – o que seriam os trouxas da saga original – que parece ter um segredo a esconder.

Foto: divulgação
Em comparação ao universo original, similaridades como as manchetes de jornais – que fazem alusão ao Profeta Diário – e as características das quatro casas de Hogwarts (Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-lufa) se mantém. Aliás, alguns dos dilemas vividos por Joan se assemelham aos que eram vividos por Draco Malfoy (interpretado por Tom Felton), personagem que pertencia à Sonserina e onde os bruxos são vistos como traiçoeiros e com fortes tendências ao lado das trevas.
Para além do enredo, os destaques de Quarteto Relictas ficam para os efeitos visuais e a direção de arte do curta, que teve varinhas originais produzidas pela marca Hocus Pocus. E o músico independente Nuno Leão, assina uma canção original, intitulada Relicta que toca nos créditos do curta e explora mais a fundo a mente do protagonista Joan.

Foto: Snowbelle
A saga original de Harry Potter no cinema foi finalizada há 8 anos, com a chegada da segunda parte de “Harry Potter e as Relíquias da Morte” aos cinemas. Mais tarde, em 2015, o segundo arco da franquia nas telas grandes se iniciou com o lançamento de “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, com Eddie Redmayne (A Garota Dinamarquesa, A Teoria de Tudo) no papel do lufano Newt Scamander.
Como grande marco na cultura pop mundial, o vasto universo de Rowling continua a inspirar desde obras de ficção, seja nos livros ou no audiovisual, como em produtos e estabelecimentos. O próprio Vassoura Quebrada, um dos cenários de Quarteto Relictas, é uma hamburgueria que existe de verdade na cidade de São Paulo. O cardápio conta com lanches, drinks (ou melhor, poções) e uma versão sem teor alcoólico da cerveja amanteigada.
Conheça o que o mundo brasileiro tem para apresentar em Quarteto Relictas:
Resenha| História de um Casamento: o retrato as dores conjugais nos dias de hoje
Resenha | O Filme do Bruno Aleixo: uma autobiografia nada biográfica
Resenha | Ford vs Ferrari: Entre a emoção e a velocidade
Resenha | A Rosa Azul de Novalis: um ensaio sobre a solidão e aceitação humana
Conheça todas as ANIMAÇÕES que estreiam nos cinemas em 2020