Demonia lança o EP “Achei que era homem mas é só o satanás”

Por Isadora Marques

A banda potiguar lança EP que faz críticas ao sistema capitalista, falta de segurança feminina e ameaças aos direitos humanos

O EP "Achei que era homem mas é só o satanás" é a estreia da banda Demonia e foi resultado de 3 dias de gravação no estúdio Costella, em São Paulo. Teve produção de Gabriel Zander, João Lemos (Molho Negro), Cyro Sampaio (Menores Atos) e foi lançado pela Flecha Discos. O interesse do selo em lançar o EP da banda foi por meio de uma admiração mútua que teve início através das "sessões da demonia" no Youtube. A banda teve a viagem a São Paulo por meio de uma campanha de arrecadação que envolveu rifas, festas, e merch.

A história do EP gira em torno de críticas incisivas ao sistema capitalista, homofobia, racismo, fake news, as centenas de casos de assédio sexual que acontecem no país, a falta de segurança femininas e a atual situação política vivida no Brasil e na América Latina. Destaque para trechos das letras que falam "Se sua opinião é baseada em algoritmos, tome cuidado", ou "O que você tá encarando, parece que nunca viu uma mulher andando".

Arte por Andressa Dantas

"Na faixa de abertura "Satanás", é descrita uma situação rotineira na vida das mulheres que sentem-se inseguras ao andar pelas ruas de suas próprias cidades. O EP traz uma crítica ferrenha aos recorrentes relatos de assédio sexual presentes nos mais diversos setores da sociedade," contou a banda.

O objetivo desse lançamento da Demonia é abrir caminho para um diálogo que culmine numa reação mais enfática aos retrocessos que estamos acompanhando na atual política brasileira. Desde o golpe parlamentar de 2016, que destituiu a primeira mulher presidenta democraticamente eleita e iniciou um período de instabilidade nas instituições do país.

A Demonia é uma banda de punk rock de Natal composta por Quel, Nanda, Isa Graça, Karina (Brasinha) e Karla (Automatics). A banda surgiu da vontade de promover representatividade feminina nos palcos da cidade, e acabou se mostrando uma união perfeita de estilos, referências musicais, e personalidades únicas que juntas formam o conjunto da Demonia. Com um repertório curto porém intenso, a Demonia apresenta músicas pesadas e agressivas, quanto divertidas e grudentas.

Ouça "Achei que era homem mas é só o satanás" abaixo e está disponível em todas as plataformas digitais: